Taurina: Guia completo – O que é? Para que serve?

banner-bumbum-cream

Mais conhecida por seu uso em bebidas energéticas, a taurina também é usada em cosméticos. Mas você sabe para que serve e quais seus benefícios? Confira neste artigo!


O que é taurina?

A taurina é um aminoácido naturalmente presente em nosso corpo, especialmente no coração, cérebro, músculos e retina. Uma dose muito pequena de taurina também está presente sob a camada córnea da pele (a camada mais externa da epiderme).

Se esse elemento costuma fazer pensar no touro, não é porque ele está presente apenas nesse animal, mas porque os pesquisadores que descobriram a taurina a encontraram inicialmente na bile do touro.

Energia concentrada, este ingrediente é utilizado em dietas como suplemento alimentar (em particular em vegetarianos) mas também no campo desportivo. Na verdade, os atletas podem usar taurina para impulsionar seus músculos.

Mas o que realmente democratizou e trouxe a taurina à luz foram as bebidas energéticas que a contêm. Elas também trazem esse efeito de impulso para o corpo. Outros efeitos positivos da taurina foram encontrados como:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • A proteção das células, incluindo os músculos;
  • Diminuição dos triglicerídeos e colesterol;
  • O efeito antioxidante para os olhos e o sistema nervoso;
  • Eliminação de toxinas.

Desde o início do século 21, vários jogadores do mundo da cosmética perceberam que a taurina também traz vantagens para a pele. Veja a seguir!

Na cosmética, os pontos fortes da taurina são revelados

Se os efeitos da taurina não parecem afetar a pele à primeira vista, pense novamente! Incluída nas formulações cosméticas, a taurina tem consequências nos tecidos da pele. Você pode não saber, mas nossa pele está em constante regeneração.

Com o tempo, esta renovação das células da pele torna-se cada vez mais complicada e cansa visivelmente a pele (rugas, sulcos, etc.). Assim, a taurina ajuda a regenerar as células da pele e a acordá-las! Esta microestimulação é essencial para reduzir os efeitos do tempo ou do ambiente sobre a pele e manter uma tez fresca!

Cremes revitalizantes

Para aumentar a vitalidade das células da pele, vários laboratórios desenvolveram cremes que contém taurina. Além dela, frequentemente os pesquisadores optam por associá-la a dois elementos complementares:

  • Coenzima Q10: uma molécula antioxidante que aumenta a produção de energia;
  • Vitamina E: um micronutriente antioxidante que estimula o sistema imunológico e tem muitos benefícios para a pele e os cabelos.

Com estes agentes antioxidantes, os cremes revitalizastes são, portanto, um valioso aliado contra o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. Permite preencher estes últimos e devolver um aspecto tonificado à tez!

Elemento muito importante de uma rotina de cuidado facial, a hidratação não é esquecida, pois este creme contém agentes adequados e, portanto, não precisa ser complementado por um hidratante.

Outros usos da taurina

A taurina, que é natural ao corpo humano, também pode ser encontrada em muitos alimentos comumente ingeridos na dieta. Por causa do papel que desempenha no corpo, às vezes se complementa para melhorar esses mecanismos.

No entanto, a taurina também é usada para vários outros fins e é incluída em outros produtos por esse motivo. Esses outros produtos incluem bebidas energéticas, hidratação da pele, fórmula para bebês e soluções para lentes de contato.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Bebidas energéticas

Acredita-se que a taurina tenha propriedades antioxidantes, além de melhorar a capacidade geral de exercícios e o desempenho atlético, o que provavelmente é o motivo de sua inclusão em muitas bebidas energéticas.

Curiosamente, acredita-se que a taurina também ative os receptores inibitórios do ácido gama-aminobutírico no cérebro, o que teoricamente contradiz o efeito excitatório da cafeína, que também está incluído nas bebidas energéticas.

Alguns estudos sugerem que o efeito combinado realmente melhora o desempenho mental, embora faltem evidências conclusivas sobre o assunto.

Hidratação de pele e cabelo

A taurina também está incluída em alguns produtos cosméticos desde o início do século XXI. Isso se deve às possíveis propriedades anti fibróticas da substância, que podem ajudar a melhorar a hidratação da pele e dos folículos capilares.

O aumento do fator de transformação beta (TGF) 1 pode exercer efeitos prejudiciais sobre os folículos capilares e é afetado pela ação da taurina. O TGF-B1 é conhecido por prevenir o crescimento do cabelo in vitro e por desempenhar um papel importante nos processos fibróticos.

A taurina é absorvida pelo tecido conjuntivo, pelo fundo e pelo bulbo capilar, promovendo o crescimento e a sobrevivência do cabelo.

banner-bumbum-cream

Leia Mais: Manchas na Pele: Tudo o que você precisa saber

Fórmula de bebê

A taurina é encontrada naturalmente no leite materno e foi incluída em muitas fórmulas infantis como medida de segurança preventiva, embora pouco se saiba sobre o papel dela no leite materno.

Em particular, bebês que nasceram prematuramente podem não ter as enzimas necessárias para a conversão de cistationina em cisteína, o que geralmente leva à produção de taurina. Por esse motivo, essa população de pacientes está associada à deficiência de taurina e acredita-se que se beneficie da suplementação de taurina.

No entanto, a evidência científica que apoia a adição de taurina em fórmulas infantis não é forte. Tem havido considerável pesquisa sobre o local, mas nenhuma conclusão foi tirada para determinar completamente os benefícios da taurina que podem torná-la necessária.

Solução para lentes de contato

A taurina é às vezes usada como aditivo em soluções para lentes de contato, devido à sua ação de aumentar a capacidade tampão da solução. Isso é benéfico porque protege contra a natureza alcalina da solução e ajuda na preservação da lente.

Além disso, as propriedades específicas da taurina podem ajudar na proteção das células da córnea. Isso é especialmente importante, pois as células da córnea são propensas a danos por estresse hipertônico. Ajuda a preservar as células por meio da osmorregulação, estabilização de membranas e proteínas e seus efeitos antioxidantes.

A taurina não é um aditivo obrigatório incluso em todas as soluções para lentes de contato, pois existem outras substâncias alternativas, mas geralmente é usada para esse fim.

Papel da taurina

Embora seja um aminoácido, ela não faz parte da composição das proteínas. Desempenha outras funções importantes no corpo humano, intervindo em vários processos metabólicos, participando principalmente em:

  • A maturação do sistema nervoso;
  • Estabilização das membranas celulares em tecidos eletricamente ativos, como o cérebro e o coração;
  • Absorção de lipídios no intestino.

A taurina também tem outras funções. É encontrada em grandes quantidades nos olhos, na retina, nos músculos e no cérebro. Também está presente nos vasos sanguíneos.

Leia Mais: Estrias na Gravidez: Como evitar? Qual o melhor tratamento?

Performance física

Ao estudar os benefícios da taurina, os pesquisadores descobriram efeitos positivos na melhoria do desempenho físico. Os cientistas não viram apenas benefícios na força muscular, mas também na redução da dor e dos danos associados ao esforço. No entanto, esses resultados iniciais devem ser confirmados por outros estudos mais
aprofundados.

Energia e vitalidade

A taurina tornou-se famosa graças à sua presença em bebidas energéticas. São atribuídos efeitos benéficos sobre o tônus ​​e a vitalidade. Alguns estudos sugerem que a taurina pode aumentar a ação de outras substâncias estimulantes, como a cafeína. Mais estudos são aguardados.

Efeito anti-hipertensivo

Estudos preliminares sugeriram que a deficiência de taurina pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão. Por outro lado, os pesquisadores conseguiram mostrar que a suplementação de taurina pode reduzir a pressão arterial.

Por outro lado, o excesso de taurina pode ser perigoso para o sistema cardiovascular. Portanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar as dosagens corretas.

Potencial anti-obesidade

A taurina pode ter benefícios para conter a epidemia global de obesidade ou, em qualquer caso, limitar as consequências prejudiciais para a saúde. É o que sugerem vários estudos realizados nos últimos anos.

Acredita-se que a taurina tenha atividade anti-inflamatória e antioxidante benéfica em pessoas obesas. Esses primeiros resultados encorajadores abrem caminho para novos trabalhos sobre o assunto.

Outros benefícios potenciais

Os pesquisadores também estão interessados ​​nos benefícios da suplementação de taurina no controle do diabetes, hipercolesterolemia, distúrbios visuais, patologias retinais e doenças de origem inflamatória. Novos estudos devem ajudar a entender melhor a extensão dos benefícios desse aminoácido.

Esperamos que este artigo tenha ajudado! Aproveite para acompanhar mais conteúdos sobre beleza, saúde e bem-estar em nosso Blog, combinado?

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading

banner-bumbum-cream