Ácido Lático: O que você precisa saber?

banner-bumbum-cream

O ácido lático é um ativo que pertence ao grupo dos alfa-hidroxiácidos, isto é, a substância também é um esfoliante químico e, assim como os demais hidroxiácidos, ele também atua na adesão entre as células superficiais da pele e proporciona a renovação celular.

O nome já indica que esse ácido vem originalmente do açúcar do leite (lactose), mas também há presença dessa substância a partir da tecnologia que a capta através de outras fontes como, por exemplo, a fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.

O organismo humano produz naturalmente esse componente durante a prática de atividades físicas e é crucial na produção de energia.


O que é? Para que serve? O que você precisa saber?

Como já citamos anteriormente, o ácido lático é um ativo que é produzido pelo próprio organismo durante a realização de exercícios. Mas, esse composto orgânico é obtido através da fermentação da lactose (açúcar do leite).

Ele é muito importante para o corpo, pois a oxidação desse ativo é uma das principais causas da geração de energia para o organismo, sendo a energia a principal fonte de abastecimento de fibras celulares e células cardíacas. 

Porém, esse ativo é amplamente utilizado no ramo de cosméticos devido à sua ação de renovação celular e retirada de ‘’peles mortas’’. Falaremos a seguir, sobre os benefícios do ácido lático no organismo.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Ácido Lático: Benefícios para a pele

O ácido lático é uma substância que promove diversos benefícios para o organismo. Tratando-se da pele, o ativo é um excelente umectante que proporciona à pele uma maior retenção de água e ajuda a hidratá-la, além de ser naturalmente rejuvenescedora e clareadora, contribuindo para o desaparecimento de manchas indesejáveis.

O ativo é recomendado para quem tem pele mista e sensível, já que não penetra nas camadas mais profundas da pele. O ácido também atua na hidratação e estimula a produção de ceramidas, combate as primeiras linhas de expressão e fortalece e mantém saudável a pele.

O composto orgânico também inibe o crescimento de microrganismos patogênicos, sendo utilizado como antisséptico, no tratamento de acnes, rugas, verrugas e dermatoses, trazendo mais elasticidade das fibras da pele.

Vantagens para o cabelo

Nos cabelos, o ácido lático penetra com facilidade nos fios, devido ao baixo peso molecular, e garante que o tratamento para as madeixas seja feito de dentro para fora.

Ele elimina todas as moléculas mortas e preenche o espaço ajudando na penetração e recuperação da fibra capilar, colaborando para a absorção dos nutrientes e tornando o tratamento dos fios muito mais eficaz.

Outro benefício do ácido lático para os fios é a capacidade de tornar o pH mais harmonioso, colaborando para a maciez e hidratação dos cabelos.

Em razão disso, o composto orgânico é combinado a procedimentos como a escova progressiva, por conta do equilíbrio do pH, o que auxilia no controle do frizz e deixa o cabelo mais resistente e com brilho. 

Além disso, o uso desse ativo nas madeixas aumenta a massa do fio capilar. Ou seja, gera a reestruturação da fibra e muda a carga iônica das moléculas dos fios.

Por isso, utilizamos nos tratamentos por não possuir contraindicação e aplicado em todo tipo de cabelo.

Leia Mais: Ácido Málico: O que é? Para que serve?

banner-bumbum-cream

Efeitos do ácido no organismo

Produzimos ácido lático naturalmente no organismo, mas precisamente pelo músculo, a partir da glicose. Quando uma pessoa pratica algum exercício ou esforço físico, o organismo ‘’queima’’ a glicose do corpo junto do oxigênio proveniente da respiração, produzindo assim a energia.

Caso o exercício esteja além do que a pessoa está acostumada, o organismo queima glicose sozinho e produz o ácido lático.

Então, quanto mais uma pessoa estiver acostumada a realizar exercícios, maior será a adaptação do músculo e o sistema de ácido lático será eficiente. Ou seja, ele é essencial para o corpo, porém, não deve ser em excesso.

Efeitos colaterais do ácido lático

  • No organismo

O excesso de ácido na musculatura causa a sensação de queimação nas pernas e fadiga aguda. Além de interromper a rotina de exercícios devido às lesões musculares.

  • Na pele

Já na pele, alguns dos efeitos colaterais mais comuns que o ácido lático pode causar são ardor, pele seca, irritação, rubor.

Contudo, existe a possibilidade de uma reação mais intensa com os sintomas de urticária, aperto no peito, inchaço da boca ou língua e dificuldade em respirar.

Neste caso, a pessoa deve procurar um médico com urgência para averiguar a situação.

  • No cabelo

O ácido lático é uma das principais causas da perda de cabelo, principalmente nos homens. Quando há concentração maior de ácido lático nos cabelos, ele tira parte do revestimento protetivo da queratina. A corrosão da queratina da fibra dos fios pelo ativo pode resultar em queda de cabelo severa. 

Então, antes de usar produtos que contenham ácido lático, recomenda-se consultar um dermatologista para maiores informações sobre produtos mais adequados e seguros para o seu tipo de cabelo.

Leia Mais: Manchas na Pele: Tudo o que você precisa saber

Contraindicação

Geralmente, não recomendamos ingerir o composto orgânico caso a pessoa possua hipersensibilidade a algum ingrediente do produto que tenha ácido lático. Já para mulheres grávidas, lactantes e crianças, o uso dessa substância só pode ser feito por recomendação médica.

Ácido lático: onde comprar?

Conforme citado anteriormente, o ácido lático é usado em diversas áreas. Caso o seu intuito seja usar o produto na pele, existem marcas que oferecem esse produto na lista de skincare e vendem pela internet.

Mas, também manipulado em farmácias especializadas, contudo, neste caso, a receita é necessária, então procure seu médico de confiança para que ele possa indicar o uso do ativo.

Já quando se trata de produtos capilares, encontramos o ácido lático em cremes de tratamento, máscaras botox, kits de shampoo e condicionador e redutores de volume. Também encontramos esses produtos com facilidade nos mecanismos de busca da internet em sites de beleza.

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading

banner-bumbum-cream