Niacinamida: Guia completo – O que é? Para que serve?

banner-bumbum-cream

A niacinamida é um ingrediente que merece toda a atenção e a sua pele vai agradecer por isso. Assim como alguns outros ingredientes, como vitamina C e retinol, a niacinamida se destaca. O principal motivo é a sua versatilidade para qualquer tipo de pele e problemas de pele!

Neste artigo, confira um guia completo sobre essa substância!


O que é niacinamida?

Mais conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida, a niacinamida é solúvel em água e interage com substâncias naturalmente presentes na pele para ajudá-la a encolher e minimizar os poros dilatados, uniformizar o tom da pele, suavizar rugas e pele. Linhas finas, fortalecer a barreira da pele e restaurar o brilho para a pele.

Ao melhorar a proteção natural da pele, a niacinamida reduz o impacto dos efeitos da poluição circundante. Também desempenha um papel no processo de regeneração de lesões anteriores. Tudo isso ajuda a dar uma aparência mais jovem e um brilho saudável a sua tez.

Por que usar niacinamida?

Para quem se pergunta: para que serve? Você entenderá que estamos muito impressionados com as possibilidades que nos oferece ao incorporá-lo em loções tônicas, soros e outros tratamentos concentrados.

A niacinamida é compatível com todos os produtos de sua rotina diária de cuidados com a pele, incluindo aqueles que contêm retinol, peptídeos, ácido hialurônico, AHAs e BHAs, vitamina C e todos os tipos de antioxidantes.

É bem possível usar vários produtos contendo niacinamida em uma rotina de cuidados com a pele. Não pode causar irritações ou sensibilidades, pois é tolerado por todos os tipos de pele, mesmo as muito sensíveis e / ou com tendência à rosácea.

Outra vantagem da niacinamida / vitamina B3 é o fato de ajudar a renovar e regenerar a epiderme e manter a hidratação, por estimular a produção de ceramidas. Estas, por sua vez, fortalecem a pele. A deficiência de ceramidas torna a pele vulnerável e pode causar problemas (secura, descamação e sensibilidades).

Se você sofre de pele seca, a niacinamida pode aumentar as propriedades hidratantes do seu creme de dia ou de noite e prevenir o ressecamento e a rigidez da pele. Também combina bem com ingredientes hidratantes: glicerina, óleos vegetais sem fragrância, colesterol, PCA sódico e hialuronato de sódio.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Como a niacinamida melhora a condição dos poros?

Esta é uma boa pergunta, embora a resposta aqui não seja certa. Muito simplesmente, a investigação ainda não compreendeu o mecanismo que, no entanto, ocorre: parece que a niacinamida atua sobretudo no interior dos poros, o que evita que as impurezas se fixem neles, obstruindo-os e causando aspereza na pele.

Quando os plugues se formam, os poros se expandem para compensar. A niacinamida pode, portanto, ajudá-los efetivamente a recuperar sua aparência normal.

Os danos do sol também podem dilatar os poros e dar a aparência de uma casca de laranja. Concentrações mais altas de niacinamida ajudam a fechar os poros e fortalecer a pele.

Se você está se perguntando como a niacinamida atua nas espinhas, temos boas notícias: as pesquisas científicas mostram que uma concentração de 2% (ou mais) é eficaz na redução mais rápida das manchas vermelhas pós-acne. Produtos que contêm niacinamida são, portanto, uma boa escolha para peles com tendência acneica.

Como usá-lo?

É muito simples, você só precisa encontrar produtos para a pele de qualidade que contenham niacinamida, mas também outros ingredientes que sejam benéficos para a pele, como antioxidantes e outros ingredientes ativos regeneradores.

É importante escolher uma fórmula que contenha múltiplas substâncias ativas, porque embora a niacinamida seja um ingrediente com múltiplos benefícios, ela sozinha não pode fazer tudo.

É como na dieta, se você comer apenas cenoura, que é muito boa para você, rapidamente ficará carente, porque o corpo, assim como a pele, que é o seu maior órgão, precisa de vários elementos.

Para obter melhores resultados, use um tratamento sem enxágue e aplique ambas as vezes ao dia na pele limpa. Pode ser uma loção tônica de niacinamida que você aplica diretamente após o limpador para hidratar e regenerar a pele.

banner-bumbum-cream

Você sofre de problemas de pele teimosos, como poros dilatados, que perderam a forma, ou casca de laranja? Experimente Niacinamida em uma única concentração de 20%. O Tratamento Clínico 20% Niacinamida reduz visivelmente poros dilatados e dilatados, melhora a casca de laranja e minimiza as espinhas sebáceas. Resultado: uma textura de pele mais lisa e macia.

Além disso, é perfeitamente possível usar o cuidado de niacinamida na área dos olhos. Isso mantém a hidratação, ao mesmo tempo que fortalece a pele e ajuda a reduzir as olheiras e linhas finas. E isso não é muito para a pele delicada ao redor dos olhos!

Leia Mais: Taurina: Guia Completo – O que é? Para que serve?

Para quem é a niacinamida?

Qualquer um pode ser considerado o sujeito perfeito quando se trata do uso da niacinamida. Na verdade, o B3 é ideal para todos aqueles que desejam iluminar a pele, prevenir o envelhecimento ou ambos.

No entanto, observe que a niacinamida não é tão ativa quanto os outros ingredientes, por isso leva mais tempo para ver os resultados em longo prazo. E como sempre, ao testar um novo ingrediente ou produto, é melhor testar uma pequena área apenas por precaução.

Resumo

A niacinamida é um antioxidante também conhecido como vitamina B3 e nicotinamida, uma vitamina solúvel em água. Possui pH neutro, o que o torna adequado para peles sensíveis.

Os principais benefícios da niacinamida são a prevenção de manchas, sinais de envelhecimento e a redução da acne, graças às suas potentes propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Além de tudo, a niacinamida é um poderoso removedor de manchas. Mais do que um forte poder antioxidante, suas capacidades vão desde a redução de poros dilatados com tom de pele irregular, até a maturidade ideal do rosto.

Seus efeitos na melhora da aparência da pele envelhecida do rosto, como rugas, elasticidade e até mesmo palidez da pele, têm sido bem estudados. Por exemplo, em um estudo publicado em 2005 na revista Dermatologic Surgery, mulheres que aplicaram 5% de niacinamida no rosto duas vezes ao dia durante 12 semanas observaram efeitos significativos na melhoria da aparência da pele.

Também é um ingrediente ideal para pele seca e oleosa. A pele seca pode se beneficiar de seu surpreendente efeito restaurador, pois a niacinamida ajuda a estimular a produção natural de ceramidas (lipídios) da pele, fortalece a barreira da pele e reduz a pele seca de maneira geral.

Para a pele oleosa, ajuda a reduzir o excesso de produção de sebo, atua como um anti-inflamatório, acalma a vermelhidão e erupções cutâneas e reduz visivelmente o tamanho dos poros para uma pele mais lisa em geral.

Finalmente, a niacinamida pode ajudar a reduzir significativamente as cicatrizes de acne e a pigmentação a longo prazo, pois essa vitamina ajuda a melhorar a regularidade dos pigmentos da pele.

Leia Mais: Manchas na Pele: Tudo o que você precisa saber

Não há razão para esperar para incluir niacinamida em sua rotina diária de cuidados com a pele, viu? Esta versátil vitamina B oferece uma série de benefícios para melhorar a aparência da sua pele, especialmente o brilho e uma tez uniforme.

E não se esqueça de proteger a pele durante o dia com um creme de dia com FPS 30 de amplo espectro. Também ajuda a obter o máximo dos efeitos da niacinamida!

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading

banner-bumbum-cream