Ácido Málico: O que é? Para que serve?

banner-bumbum-cream

O ácido málico é um ativo pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, que auxilia na produção de energia do organismo.

Por isso, esse composto orgânico é muito indicado para quem pratica exercícios físicos. Sendo assim, quem busca energia, principalmente nas atividades físicas, é recomendada uma alimentação rica em ácido málico associada a outros componentes.

Essa substância também ajuda na saúde dos músculos, pois contribui na recuperação muscular após a prática de exercícios e fortalece a imunidade do corpo, bem como auxilia na saúde e beleza da pele. O Blog BumbumCream traz com mais detalhes, os benefícios de inserir esse componente no dia a dia.


O que é? Para que serve? O que você precisa saber?

Em 1785, o químico sueco Carl Scheele isolou, pela primeira vez, o ácido málico através do suco de maçã. Em razão disso, recebeu o nome de ácido málico já que malum, em latim, significa maçã. Sendo este a fruta que mais tem concentrado essa substância.

Esse composto orgânico é crucial no ciclo de Krebs, e tem como função a participação na obtenção de ATP – molécula responsável pela composição e uso de energia no organismo.

Produzido naturalmente pelo nosso corpo, quando os carboidratos são convertidos em energia, o ácido málico é um ativo bastante conhecido por vir diretamente da maçã, bem como está presente em outras frutas, como a pêra, por exemplo.

Além de ser crucial na produção de energia para o corpo, este ativo possui outros benefícios para o organismo, e vamos citá-los a seguir.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Ácido málico: Benefícios

  • Auxilia na saúde da pele

Quando a substância é aplicada na pele, o ácido málico promove a redução dos sinais de idade, a retirada das células mortas, além de ser usada para o tratamento da acne. 

O ativo também auxilia na hidratação da pele e mantém a aparência firme e jovial, já que está esse ácido ligado à produção de colágeno. Ele também reverte o surgimento de manchas na pele que aparecem em decorrência da exposição à luz solar.

É um excelente esfoliante, umectante além de ajudar no PH da pele, principalmente quando a cútis está mais seca e irritadiça. Como umectante, ele retém umidade e ajuda a manter a pele hidratada por mais tempo. Já como esfoliante, o ácido atua na prevenção de cravos e espinhas.

  • Combate à fadiga

Outro benefício do consumo de alimentos que possuem esse ácido é o combate à fadiga, ajudando na melhor performance nas atividades físicas, pois libera energia para o corpo.

Os atletas costumam consumir o ácido em forma de suplementos, junto com a creatina, por serem mais concentrados e terem uma melhor absorção do organismo.

  • Protege os rins

O ácido málico é uma substância que antecipa a formação do citrato, sendo este uma substância que previne que o cálcio se acumule nos rins, ou seja, evita que se forme as pedras nos rins.

  • Elimina as dores no corpo

Esse composto orgânico ainda ajuda a manter o corpo longe das dores, especialmente a fibromialgia (dor e fraqueza muscular), que ainda acompanha a fadiga, insônia e humor. Quando o ácido málico é combinado ao magnésio, essa mistura de substâncias combate as dores e demais problemas.

  • Fortalece a imunidade

O ácido málico auxilia na saúde dos músculos, e também na imunidade.

  • Libera toxinas do corpo

Essa substância é eficaz em liberar toxinas do corpo. Por ser um quelante de metal, o ácido é capaz de ligar-se a metais tóxicos que podem existir no organismo e reduzindo a sua toxicidade. A presença de tóxicos no organismo são associados a problemas de saúde graves como doenças hepáticas e cerebrais.

banner-bumbum-cream
  • Mantém a higiene oral

O ácido málico estimula a produção de saliva, reduzindo o número de bactérias nocivas que existem na boca, dentes e saliva, agindo como antisséptico e ameniza o risco de infecção bucal. Por isso, essa substância é frequentemente usada em cremes e pastas dentais.

  •  Saúde cardíaca

Estudos recentes revelaram que o ácido málico também oferece benefícios cardiovasculares. O composto orgânico possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento de doenças cardíacas como a isquemia do miocárdio. 

  • Acentua os sabores

O composto também é muito utilizado para realçar o sabor em bebidas e doces, especialmente em refrigerantes diet e bebidas que são adoçadas artificialmente já que ele é naturalmente adocicado. Portanto, o ácido tornou-se ingrediente importante e muito utilizado na indústria alimentar para acentuar sabores alternativos.

  • Ajuda no processo digestivo

A substância pode ser usada para melhorar as funções digestivas do estômago por desencadear a liberação de pepsina. 

Efeitos colaterais do consumo e recomendações

Mesmo sendo responsável por muitos benefícios para o organismo, o ácido málico também pode provocar efeitos colaterais.

Problemas gastrointestinais como a distensão abdominal ou cólica e também outros efeitos como a diarreia e náuseas. Para evitar isso, o recomendado é ingerir o ácido juntamente com água.

Outras pessoas ainda podem sofrer irritação e vermelhidão, quando o ácido é aplicado sobre a pele, por que esse tipo de ácido aumenta a sensibilidade da pele à luz solar.

Esses efeitos podem ser evitados se a pessoa usar a dosagem apropriada. Para isso, é importante consultar um especialista que vai explicar e indicar a melhor forma de consumir essa substância.

Para a segurança, não é recomendado que mulheres grávidas, lactantes e crianças o uso de suplementos com ácido málico.

Leia Mais: Manchas na Pele: Tudo o que você precisa saber

Alimentos e produtos que possuem ácido málico

As fontes mais ricas de ácido málico, com certeza, são as frutas e legumes, especialmente a maçã verde. Mas o composto orgânico também está presente em: cerejas, alperces, mirtilos, pêssegos, ameixas, tomates, peras, groselhas e framboesas.

Outros produtos alimentícios, desta vez industrializados, também utilizam o ácido málico na sua produção. Bebidas como refrigerantes, vinhos, sidras, o ácido está presente já que ele atua como regulador de acidez e aromatizante. 

Outros produtos de cuidado pessoal e farmacêuticos (pastas e cremes dentais, por exemplo) também possuem a substância, já que possuem propriedades conservantes. 

Existe também a opção de consumir o ácido málico por meio de cápsulas manipuladas, sendo vendidas em frascos com, geralmente, 90 comprimidos em cada embalagem.

Leia Mais: Colágeno tipo 2: Para que serve? Qual o melhor?

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading

banner-bumbum-cream