Ácido Hialurônico: Para que serve? O que preciso saber?

O ácido hialurônico é um ativo que possui propriedades hidratantes e estimula o colágeno.

Naturalmente encontrado no organismo, com o passar do tempo, esse composto orgânico diminui de produção e então entre os produtos de tratamento que possui esse ativo.

A partir dos 25 anos ocorre a perda natural desse ácido e devido a isso a pele fica suscetível ao aparecimento de rugas, flacidez e perda de viço.

Repor esse componente é de extrema importância se você busca uma aparência mais saudável e rejuvenescida da pele.

Essa substância é amplamente utilizada em produtos cosméticos devido a sua ação de preencher o espaço entre as células, por isso, ela é utilizada em produtos de tratamento de rugas e linhas de expressão.

Outra vantagem desse produto é a capacidade de retenção de líquido e deixa a pele mais hidratada e lisinha. O antes e depois de quem utiliza ácido hialurônico é surpreendente!

O Blog Bumbum Cream traz para você todas as informações sobre esse componente super importante das formulações dos cosméticos atualmente. Confira nosso artigo.


Ácido Hialurônico: O que é? Para que serve? O que você precisa saber? Dicas e cuidados

Como já foi mencionado, o ácido hialurônico está presente nas fórmulas de produtos de beleza como forma de repor esse ativo que após certa idade, vai diminuindo a sua produção em nosso organismo.

Ele é um biopolímero – que é um composto orgânico – abundante em todos os animais. Mais presente na pele, esse ativo concede a ela sustentação, hidratação e elasticidade.

Por ter a quantidade inversamente proporcional ao tempo de vida, esse composto orgânico ajuda a prevenir a integridade das fibras de colágeno, proteína primordial na sustentação e elasticidade da pele.

O ácido hialurônico sintético presente nos cosméticos é utilizado na produção de loções corporais, hidratantes, shampoos e condicionadores, cremes antirrugas e anti-idade entre outros.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Para que serve? Quais os benefícios?

O ácido hialurônico, nos cosméticos, pode ser usado como um hidratante, já que retém água no interior da célula auxiliando na regeneração da pele e também do cabelo.

Um dos mais queridinhos dos rituais de skin care há algum tempo, ele aparece também nas fórmulas de cuidados para os cabelos.Veja os benefícios do ácido hialurônico.

Ácido Hialurônico na pele

  • Suaviza rugas e linhas de expressão – provocadas pela idade, as linhas e rugas podem ser atenuadas pelo uso de produtos a base de ácido hialurônico.
  • Diminui a flacidez da pele – mantém a sustentação e a hidratação da pele, evitando a flacidez.
  • Aumenta o volume – lábios e bochechas têm seu volume aumentado graças a esse ativo orgânico.
  • Trata as olheiras e manchas – restaura o volume da pálpebra inferior e reduz a coloração ocasionada pela hiperpigmentação da região e atenua as manchas de espinhas.

Leia Mais: Ácido Málico: O que é? Para que serve?

Ácido Hialurônico no cabelo

  • Hidratação profunda – tem alto teor de hidratação, o ativo age diretamente nos fios danificados e ressecados.
  • Regeneração dos fios – devido à sua ação preenchedora, o ácido protege a fibra capilar e atua na reconstrução da estrutura dos fios, dando a ele mais brilho e saúde aos cabelos.
  • Ação reparadora – reduz o frizz, quebra e elimina as pontas duplas.
  • Elimina o aspecto ressecado e quebradiço do cabelo – com sua ação reconstrutora, o ativo repara o interior da fibra capilar e restaura os fios danificados por chapinha, secador e processos químicos.

Qual o melhor ácido hialurônico?

Essa pergunta é muito complexa e vai depender do que você precisa. O ácido hialurônico é encontrado normalmente no corpo, mas após certa idade e com a diminuição da produção dele pelo organismo, as pessoas tendem a repor por meio de produtos que contenham esse ativo.

Por ser queridinho da skincare, muitas marcas estão usando o composto em seus produtos e, por isso, têm-se várias opções de dermocosméticos que podem ser encontrados com facilidade no mercado.

Antes de mostrar os produtos que contêm ácido hialurônico e que são comercializados pela internet e em demais estabelecimentos comerciais, vamos explicar um assunto muito importante.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que existe um termo chamado peso molecular que vai variar de produto para outro e que depende do tamanho das moléculas presentes na formulação.

Quando são maiores, elas ficam mais na superfície da pele e quando são menores, elas conseguem penetrar melhor nas camadas mais profundas da epiderme.

Traduzindo para a linguagem prática: as moléculas de alto peso molecular funcionam mais como um hidratante enquanto as de baixo peso são as mais indicadas para combater problemas mais sérios, como o envelhecimento e rugas, por exemplo.

  • Sérum anti-idade – Restaura a pele, trata linhas e corrige sinais de envelhecimento.
  • Creme para rosto e olhos com Vitamina C – corrige os sinais de envelhecimento além de combater a flacidez, manchas e bolsas embaixo dos olhos. A vitamina C ajuda a dar uniformidade e leveza à pele.
  • Creme antirrugas – repara os sinais de envelhecimento que inclui ácido hialurônico e recupera a elasticidade da pele.
  • Sérum hidratante – alto peso molecular, vai hidratar profundamente a pele e aumentar a luminosidade.
  • Shampoos e condicionadores – repõe a hidratação, reconstrói a estrutura da fibra capilar, elimina o aspecto de ressecamento causados por produtos químicos e secadores e chapinhas. Dá brilho e maciez aos fios.
  • Cremes e finalizadores – usados após lavar o cabelo e servem como protetores térmicos antes de ser usado chapinha ou secador.

Leia Mais: Ácido Lático: O que você precisa saber?

Contraindicação do ácido hialurônico

O ácido hialurônico não é indicado para pessoas com hipersensibilidade ao componente, podendo causar reações alérgicas graves.

Esse ativo também é contraindicado para indivíduos com problemas de coagulação.

O composto orgânico não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja alguma doença ativa na pele, como inflamações ou até mesmo feridas.

O ácido também não pode ser injetado ou aplicado em áreas onde tenha implante permanente colocado.

Quanto às mulheres grávidas, até o primeiro trimestre da gravidez, o uso desse ativo é proibido quando se trata da aplicação da substância.

Porém, após esse tempo, não existe contraindicação absoluta. Quanto ao uso de cremes e demais cosméticos com esse composto orgânico, não existe contraindicação para gestantes.

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading