Alergia na pele: Tudo o que você precisa saber – Bumbum Cream

Alergia e irritação na pele: Tudo o que você precisa saber. O Bumbum Cream criou um guia completo para esclarecer todas as dúvidas que você tem sobre irritação na pele! Confira agora!

Uma alergia na pele ocorre quando a derme fica irritada porque o sistema imunológico reagiu a algo que geralmente é inofensivo. Isso é chamado de reação alérgica. Por sua vez, uma reação alérgica pode causar erupção na pele, coceira, queimação, vermelhidão, inchaços, urticária e inchaço. 

Muitos alérgenos diferentes podem causar uma reação desagradável, por isso é preciso investigar caso a caso. Abaixo estão algumas informações sobre os tipos de alergia na pele mais comuns. Confira e saiba como tratar!


O que causa alergia na pele? O que é bom? Como tratar uma irritação na pele?

Uma alergia cutânea é uma condição da pele em que o sistema imunológico reage fortemente a um alérgeno. A reação pode causar irritação, erupções cutâneas, inchaço ou urticária. Já a causa da alergia depende da condição e do alérgeno em questão. Vamos entender melhor?

Para diagnosticar uma condição de alergia cutânea, seu médico pode:

  • Fazer perguntas sobre sua pele, os sintomas que você está tendo e quando isso começou;
  • Examinar sua pele. O médico também pode examinar seus olhos, nariz, garganta e tórax para verificar se há sinais de alergia.
  • Recomendar um teste de alergia:
  1. Teste de picada na pele – Se o médico suspeitar que você pode ser alérgico a alguma coisa, ele aplicará um pouco na sua pele e a coçará levemente. Se o seu corpo reagir a isso, você geralmente terá erupção na pele, vermelhidão e coceira em 15 minutos.

    Sua pele pode ficar irritada por coisas às quais não é alérgica, então o teste cutâneo é apenas uma informação para você e seu médico. Isso não significa necessariamente que você tenha uma alergia, mesmo que sua pele tenha reagido.
  2. Teste cutâneo intradérmico (sob a pele) – Este teste é usado se a picada na pele não causou uma reação, mas o médico ainda suspeita que você tem uma alergia. Para este teste, um médico ou enfermeira injeta um pouco do alérgeno em sua pele e verifica a reação após um determinado período de tempo.
  3. Exames de sangue – O médico coleta uma amostra de sangue e a envia ao laboratório. O laboratório colocará o alérgeno suspeito em seu sangue e verificará se há a substância que o sangue produz para atacar os alérgenos. Infelizmente, esse teste nem sempre é confiável porque, muitas vezes, mostra que há alergia quando, na verdade, não há. Isso é chamado de “falso positivo”.
  4. Teste de contato – Este teste verifica se há dermatite de contato alérgica. O médico coloca uma pequena quantidade de alérgeno em sua pele, cobre-a com um curativo e a deixa descansar por 2 a 4 dias. Então, ele verifica se há sinais de reação – geralmente uma erupção cutânea logo abaixo da bandagem.

Tipos de alergia na pele

  • Dermatite atópica, ou eczema, ocorre quando a pele fica facilmente irritada, com coceira e seca. É a doença alérgica cutânea mais comum e mais comum em crianças do que em adultos. 

    O eczema está ligado a fatores genéticos (herdados dos pais) e ambientais. Ele está conectado à asma, alergias alimentares e alergias sazonais. Algumas coisas podem agravar o eczema, como certos alimentos, estresse, sabonetes e loções ou ar frio e seco.
  • A dermatite de contato alérgica ocorre quando algo toca a pele e causa uma reação. Por exemplo, algumas pessoas são alérgicas ao metal níquel e terão uma reação na pele se joias feitas com níquel tocarem sua pele. 

    Uma reação à hera venenosa é outro exemplo. Muitas pessoas têm uma reação alérgica ao óleo de uma hera venenosa ou de uma planta de carvalho venenoso.
  • Urticárias são inchaços na pele que se formam devido a uma reação alérgica. Essas saliências também são chamadas de vergões ou pápulas. Uma pessoa pode ter urticária após comer um alimento ao qual é alérgica.

    As saliências são resultado da histamina que o corpo libera em resposta ao alérgeno. Coisas além das alergias também podem causar urticária, como uma picada de inseto.
  • O angioedema é um inchaço profundo na pele. Frequentemente ocorre em locais como as pálpebras, lábios e garganta e, frequentemente, ocorre juntamente com urticária.

Sintomas

Os sintomas de uma alergia cutânea variam dependendo do tipo de reação:

  • O eczema causa erupções na pele com coceira, escamosas, vermelhas e secas, especialmente no rosto, mãos, cotovelos e joelhos. Às vezes, o eczema também expele um líquido claro.
  • A dermatite de contato alérgica causa uma erupção na pele que pode causar coceira, mas geralmente é dolorosa. A erupção pode apresentar inchaços e bolhas. A reação pode acontecer imediatamente ou pode demorar até 48 horas após sua pele ter sido exposta ao que quer que esteja causando a reação.
  • As urticárias são protuberâncias achatadas e com coceira que também podem ser sensíveis. Urticária é um sinal de uma reação alérgica potencialmente grave.
  • O angioedema é um tipo de inchaço. Por exemplo, o angioedema na pálpebra pode fazer com que seu olho fique inchado e fechado. Quando acontece na garganta, é uma emergência porque o inchaço dificulta a respiração.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento para alergia na pele varia de acordo com o problema e o alérgeno, mas geralmente inclui duas abordagens:

  1. Evite o alérgeno, se for conhecido
  2. Use medicamentos, cremes e outras estratégias para aliviar a coceira, o inchaço ou a dor.

Abaixo estão algumas recomendações para o tratamento de cada um dos tipos de reação alérgica, conforme os tipos de alergia na pele.

Eczema

  • Evite esfregar, coçar ou esfregar a pele.
  • Hidrate a pele várias vezes ao dia com uma pomada ou loção sem álcool, fragrância ou corante. Use esta loção ou pomada após o banho, quando a pele ainda está úmida.
  • Evite colocar lã ou lanolina na pele. A lanolina está em alguns produtos para a pele.
  • Use sabonetes e shampoos suaves.
  • Tome banhos curtos ou chuveiros e certifique-se de que a água não esteja quente. A água morna é mais suave para a pele.

Urticária e angioedema

Para urticária aguda (repentina) e inchaço, um anti-histamínico pode interromper a reação alérgica. No futuro, tente evitar o alérgeno que causou a reação. Leve consigo um medicamento sempre que sair e se souber que tem reações alérgicas graves a alguma coisa.

A causa de urticária e inchaço crônicas (contínuas) é desconhecida. Para algumas pessoas, o álcool, a aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem desencadear uma reação. 

Tente entender seus gatilhos e evitá-los. Também ajuda a manter a pele fresca e a evitar roupas apertadas. Os anti-histamínicos são os medicamentos mais comuns usados ​​para tratar urticária.

Dermatite de contato alérgica

A reação cutânea decorrente da dermatite de contato alérgica desaparece, mas geralmente leva de 14 a 28 dias. Se você entrar em contato com algo que possa causar dermatite de contato alérgica (como a hera venenosa), esfregue a pele com água e sabão em seguida.

O médico pode prescrever um medicamento anti-histamínico ou cortisona para ajudar a curar a erupção. Provavelmente, ainda levará pelo menos algumas semanas para que a erupção desapareça.

Loções dermatológicas e compressas frias podem aliviar um pouco a coceira e a dor. Banhos mornos de aveia também podem acalmar a pele.

Prevenção de alergia na pele

A melhor maneira de prevenir reações alérgicas na pele é tentar descobrir qual alérgeno causa a reação e evitá-la. Considere os alérgenos potenciais que vão diretamente na pele, como sabonete, gel de banho, produtos para o cabelo, maquiagem, loções e desodorantes. 

Alimentos e medicamentos também podem causar reações alérgicas, especialmente urticária e inchaço. Para o eczema, mantenha a pele hidratada e evite as coisas que causam o surto do eczema.

Separamos também para você um infográfico com alguns cuidados de como tratar a alergia na pele. Confira!

Cuidando da pele com Bumbum Cream

Já conhece o BumbumCream? Além de todos os cuidados indicados acima, você pode incluir à sua rotina o uso de cosméticos que restauram a pele, como o BumbumCream. 

O BumbumCream é um creme com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Dentre os resultados mais prestigiados estão: sentir sua pele mais firme, com brilho, hidratada e desaparecimento das imperfeições, como aquele efeito “casca de laranja” da celulite.

Demais, né? Conheça mais no site oficial!

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente o que funcionou para você!


More Reading