Banho de Ervas: Guia completo – Quais os tipos? Para que serve?

Tomar um banho quente e relaxante tem muitos benefícios por si só. A água é conhecida por relaxar, desestressar e até desintoxicar nossos corpos. Adicionar alguns produtos à hora do banho aumenta esses benefícios e é terapêutico para o corpo e a mente. Que tal um banho de ervas?

Se você gosta de beber chá de ervas, sabe que ele tem muitas propriedades saudáveis ​​e benéficas. Infundir ervas na água do banho é como mergulhar em uma xícara gigante de chá de ervas.

Não será exatamente o mesmo que beber uma xícara de chá, mas sua pele ainda absorverá muitas das coisas boas!

Saiba mais sobre os benefícios que você pode obter com os chás de ervas, além de algumas ervas e receitas para experimentar no banho 😉


Principais benefícios do banho de ervas

Alívio do stress

O estresse é algo que afeta a todos nós. Nem todo estresse é ruim, mas pode facilmente se tornar crônico e ter um impacto negativo em sua saúde. Ou talvez atrapalhe você de adormecer à noite, criando uma necessidade de acalmar sua mente!

As ervas são um dos melhores suportes naturais para o corpo e a mente durante os períodos de estresse. Os chás de ervas para o estresse, como a camomila, apoiam o sistema nervoso e podem ajudar a acalmar a mente ansiosa.

Combinar essas ervas poderosas com a água morna do banho é uma maneira incrível de relaxar antes de dormir.

Ervas para relaxar: a alfazema é uma erva clássica para o estresse e o sono. Pétalas de rosa e camomila são florais e suaves. Além dessas, a erva-cidreira acalma a mente e a inquietação.

Rejuvenescedor

Às vezes, você precisa mais de energia e rejuvenescimento do que relaxamento. Embora os chás de ervas não possam substituir uma boa noite de sono e uma alimentação saudável, o uso de certas ervas pode revigorar e limpar sua mente.

As ervas são suaves e tendem a acalmar a pele enquanto rejuvenescem (ao contrário da cafeína). Se você realmente quer ficar revigorada, use água fria ou morna para acompanhar o chá de ervas.

Ervas para rejuvenescer: hortelã-pimenta (forte) e hortelã (mais suave) têm um efeito energizante. Alecrim e manjericão podem ajudar a limpar sua mente. A casca de limão e a verbena de limão são frescas e revigorantes.

Calmante para a pele

Existem muitas ervas benéficas para a sua pele, sabia? Você as verá como ingredientes em todos os tipos de produtos para a pele, e usar os certos como um chá de banho de ervas pode ser especialmente calmante para pele seca, irritada ou com coceira.

Para tirar o máximo proveito de um banho para sua pele, use água morna ou fria. A água excessivamente quente pode irritar ainda mais a pele, especialmente se ela estiver vermelha no início. Aplicar loção ou óleo após o banho também ajuda a manter a umidade da pele.

Ervas para a pele: A aveia é uma das melhores opções de banho para a pele seca. A calêndula é uma das principais ervas para a pele e acalma muitas irritações cutâneas. A lavanda é calmante e purificante. A raiz de bardana acalma a inflamação e erupções.

Leia Mais: Ácido Salicílico: O que é? Para que serve?

Suporte a Cura

Os banhos de ervas costumam ser “prescritos” para acelerar e apoiar o processo de cura do corpo. Algumas ervas são descongestionantes, outras ajudam a eliminar a febre e ainda outras ajudam na desintoxicação.

Certas ervas também podem promover a cura da pele. As mulheres há muito usam um banho de assento à base de ervas após o parto para ajudar a aliviar a dor e promover a recuperação.

Alivia os músculos doloridos

Existem muitas ervas que ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Você pode usar algumas delas em um banho para ajudar os músculos doloridos e outras dores.

Imersão em água morna ou quente com um banho de chá de ervas é ótimo para relaxar os músculos doloridos e tensos. Tomar um banho frio pode ser bom para certos tipos de dores, tensões e lesões. Adicionar sais também pode ajudar a recuperar os músculos.

Ervas para dor: mil folhas ajudam com inflamações, dores e hematomas. Camomila e hortelã – pimenta são especialmente úteis para dores de cabeça.

Como preparar um banho de ervas?

Existem duas maneiras de preparar um banho de ervas!

A primeira maneira é simplesmente misturar suas ervas e colocá-las em um saco de náilon velho ou algo semelhante. Para isso, amarre o saco na torneira da banheira e deixe correr água quente enquanto você enche a banheira.

Ajuste a temperatura da água parcialmente para que fique tão quente ou fria quanto você quiser.

Esta é uma maneira fácil de fazer um banho de ervas, mas sua infusão não será muito forte. Para um banho mais potente, use o método de infusão abaixo:

  • Encha um frasco de um litro com cerca de 1/4 a 1 xícara de ervas, dependendo de quão forte você deseja que o seu chá seja.
  • Despeje água fervida sobre as ervas, enchendo o frasco de um litro.
  • Cubra o frasco e deixe-o em infusão por pelo menos uma hora e durante a noite.
  • Coe as ervas e adicione a infusão de chá à água do banho enquanto enche a banheira.

Este segundo método exige um pouco mais de preparação, mas proporcionará um banho de ervas forte com propriedades de ervas mais fortes.

Leia Mais: Cuidados com a pele: Guia completo com Cronograma

Outros ingredientes

Você não precisa limitar sua mistura de banho às ervas. Aqui estão vários outros ingredientes naturais que complementam as ervas:

Sais de banho

Existem vários tipos diferentes de sais de banho, cada um com suas próprias propriedades. O sal do mar morto, o sal rosa do Himalaia e outros sais do mar têm nutrientes residuais e podem ajudar a esfoliar e desintoxicar a pele.

Argilas

As argilas são usadas com mais frequência como parte de um banho de desintoxicação. Elas retiram e se ligam a toxinas e podem contribuir para uma pele mais clara e saudável. A argila bentonita é mais frequentemente usada no banho, mas você também pode tentar outro tipo, como a argila verde francesa.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são frequentemente combinados com sais de banho e um óleo carreador para fazer misturas de banho muito aromáticas. Eles ajudam com o estresse e têm muitos outros benefícios próprios.

Sinta-se à vontade para combiná-los com ervas conforme desejar.

Receitas de chá de ervas para banho

Os melhores banhos de erva são aqueles que atendem às suas necessidades no momento, por isso aqui estão algumas receitas para você começar. Você pode prepará-los em saquinho de chá ou em infusão. Modifique conforme necessário:

Super Calmante

  • 1 parte de flores de lavanda
  • 1 parte de flores de camomila
  • 1 parte de erva-cidreira
  • 1 parte de pétalas de rosa

Calmante para a pele

  • 2 partes de aveia moída grosseiramente (colocar em um saco de náilon ou musselina)1 parte de flores de camomila
  • 2 partes de flores de calêndula
  • 1 parte de pétalas de rosa
  • 1 parte de flores de lavanda

Refrescante

  • 1 parte de hortelã-pimenta
  • 1 parte de erva-cidreira
  • 1 parte de alecrim

Imersão para os músculos doloridos

  • 1 parte de alecrim
  • 1 parte de hortelã-pimenta
  • (Opcional) 1 xícara de sais do mar

Leia Mais: Manchas na Pele: Tudo o que você precisa saber

Precauções

Existem algumas precauções ao usar ervas para banho. Se você tem pele sensível, é sempre bom fazer um teste com uma nova erva, por exemplo.

Para isso, faça uma infusão com a erva e esfregue uma pequena quantidade no antebraço. Se não houver reação em 24 horas, você pode tentar em um banho.

Usar ervas para banho não é o mesmo que beber chá de ervas ou tomar extratos. Algumas das propriedades das ervas serão absorvidas pelo corpo através da pele, mas em uma concentração mais baixa. No entanto, você ainda deve seguir as orientações padrões se estiver grávida.

Sempre dilua os óleos essenciais antes de adicioná-los à água do banho. Os óleos por si só não se misturam com água e podem irritar a pele.

Os óleos essenciais cítricos e as ervas cítricas (como a casca de limão) podem tornar sua pele mais sensível ao sol. Não use no banho se for sair para a luz do sol.

Você já tentou banho de ervas? Conta para a gente!

Os chás de ervas são uma joia escondida. Seu corpo absorverá as propriedades maravilhosas das ervas enquanto você relaxa e se livra do estresse. Na verdade, é uma ótima maneira de obter os benefícios dos chás de ervas, mesmo que você não goste de tomá-los!

Tomar um banho de ervas é especialmente bom quando seu corpo está mais estressado do que o normal. Isso pode ser durante um período estressante no trabalho ou após um treino intenso. Infundir ervas em sua vida regularmente é uma maneira segura de apoiar seu corpo, não importa o que esteja passando!

Esperamos ter ajudado com essas dicas 😉

Bumbum Cream: cuidado que você merece

Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso cosmético especial para pele: o BumbumCream. Esse produto ajuda a potencializar os resultados – que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, Yoga e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme regenerador com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, foliculite e outros problemas de pele desde a primeira aplicação. 

Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

More Reading