Óleo de Rosa Mosqueta: O que é? Como usar? Quais os benefícios?

Óleo de Rosa Mosqueta: O que é? Como usar? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar sobre óleo de rosa mosqueta? Esse componente é uma substância extraída das sementes da planta silvestre rosa mosqueta que tem por nome científico Rosa affinis rubiginosa.

Nos últimos tempos, esse óleo tem sido amplamente utilizado em produtos cosméticos devido aos seus benefícios. O óleo rosa de mosqueta puro, ou ainda misturado a outras substâncias, traz diversos benefícios.

Isso porque a semente da planta é rica em ácidos graxos - como o linoleico - e também contém vitamina A e outros ativos que possuem ação regeneradoras e emolientes. O óleo de rosa mosqueta serve no auxílio de problemas estéticos como estrias, cicatrizes, rugas e linhas de expressão.

O blog do Beleza Brasileira vai trazer todas as informações sobre esse componente muito utilizado em produtos para beleza, tanto para a pele quanto para outras regiões do corpo. Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas de como usar, as vantagens e para que serve.

banner travel size

Óleo de Rosa Mosqueta: O que é? Como usar? Quais os benefícios? Dicas e Cuidados

O óleo de rosa mosqueta é uma substância vegetal extraída da planta que tem por nome rosa mosqueta.

Pertencente à família das rosáceas, tem sua origem na Europa, mas veio para as Américas onde se popularizou na região da Patagônia, (Oeste dos Estados Unidos, Chile e sul dos Andes).

As flores dessa planta são brancas e rosadas e quando as pétalas caem surge o fruto que possui a cor vermelha e é dele que se extrai o óleo.

Esse óleo extraído da rosa mosqueta é rico em ácidos graxos (ácido oleico e linoleico), ômega 3, 6 e 9, além de vitaminas A,C, B1, B2, E e K. A substância também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Por ter esses ativos que fazem bem à saúde da pele e dos cabelos, esse ingrediente é amplamente utilizado no mercado de cosméticos e produtos de uso pessoal.

Benefícios do óleo

Esse produto é especialmente indicado para quem possui a pele seca e áspera, já que possui ácido oleico e linoleico, além de vitamina A. Ou seja, esses ativos fazem com que o óleo tenha efeito regenerador sobre a pele. Veja os benefícios deste produto.

Na pele

Como já dissemos, o óleo de rosa mosqueta possui diversas funcionalidades. Listamos abaixo as vantagens de utilizar essa substância na pele e quais as propriedades auxiliam nesses benefícios.

  • Proteção contra as rugas e linhas de expressão - com alto teor de antioxidantes, o óleo combate os danos causados pelos radicais livres como alteração de DNA, lipídios e proteínas do corpo, acentuando as mudanças causadas pelo envelhecimento. Esses ativos auxiliam a suavizar o aspecto das rugas e linhas de expressão.
  • Controla a acne - rico em ácido linoleico, que é facilmente absorvido pela pele, o óleo é considerado não comedogênico (que dificilmente entope os poros). Esse ácido ainda pode ajudar no controle da acne porque normaliza a produção de óleo e auxilia no processo de esfoliação natural de sua pele.
  • Hidratação da pele - o óleo de rosa mosqueta aumenta o teor de hidratação da pele, o que dá a ela um toque mais suave. Alivia problemas da pele ressecada e eczema.
  • Proteção para a pele - por conter antioxidantes, o óleo de rosa mosqueta serve como barreira protetora da pele e evita danos causados pela poluição do ar e substâncias químicas presentes em produtos.
  • Reforça a síntese de colágeno e elastina - promove o fortalecimento e firmeza da pele, ocasionando também a sua profunda hidratação, dando a ela um aspecto mais viçoso e saudável.
  • Suaviza as cicatrizes das estrias e atua na prevenção - os ativos  betacaroteno e o ácido linoleico reforçam a produção de colágeno e a renovação da pele. Assim, o ácido atua na despigmentação de cicatrizes assim como melhora a sua textura.
  • Homogeneização do tom da pele e clareia manchas - pode proporcionar benefícios da vitamina A como a minimização da hiperpigmentação de manchas e as tornam mais homogêneas quanto ao tom da pele.
  • Brilho da pele - ao incentivar a reposição celular, o óleo atua como esfoliante natural deixando a pele mais viçosa e com brilho natural. 
  • Alivia doenças inflamatórias na pele - por ter ativos antioxidantes, o óleo de rosa mosqueta pode amenizar a gravidade das irritações na pele causadas por eczema, rosácea, psoríase e dermatite.
  • Tratamento de queimaduras - por conter vitamina C e ácidos graxos, esses ativos tornam o óleo uma excelente opção na recuperação de cicatrizes, desde uma lesão menos complexa até mesmo queimaduras.

No cabelo

O óleo de rosa mosqueta é um forte aliado em seu cronograma capilar, especialmente, quando se trata de nutrição capilar.

Essa parte é aquela em que os lipídeos perdidos são recuperados aos fios. Veja a seguir as vantagens de utilizar esse ingrediente em sua rotina de cuidados dos cabelos.

  • Hidratação - assim como possui alto teor de hidratação na pele, o óleo de rosa também oferece a mesma hidratação para os cabelos.
  • Trata o frizz - os ativos proporcionam o maior alinhamento dos fios e isso faz com que o frizz seja combatido. Isso também serve para a maior definição das ondas em cabelos cacheados. 
  • Promove o brilho e maciez - por ser rico em vitaminas e antioxidantes, outra vantagem desse óleo é que ele proporciona mais maciez e brilho para as madeixas.
  • Nutrição dos fios e auxilia no crescimento capilar - utilizando a quantidade adequada, o ativo da rosa de mosqueta vai nutrir os fios e proporcionar o crescimento deles bem mais fortes e saudáveis.

Nas unhas

Quando utilizado o óleo de rosa mosqueta nas unhas (sem esmaltação) sua ação hidratante vai colaborar com o crescimento das unhas e cutículas, deixando-as mais fortes e resistentes à quebra.

banner travel size

Como usar o óleo de rosa mosqueta?

Você sabe como usar o rosa mosqueta? A vantagem mais conhecida desse óleo é o alto fator hidratante. Ele pode adentrar nas camadas mais profundas da pele e colabora para a regeneração dos tecidos.

Para utilizar o óleo de rosa mosqueta, é indicado que algumas gotas (cerca de 10) sejam aplicadas na pele e, sem seguida, deve-se massagear a região com movimentos circulares de dois a três minutos, até que o produto seja completamente absorvido.

Caso esteja tentando minimizar manchas, pingue algumas gotas do óleo em um algodão ou disco e aplique sobre as manchas presentes na pele e deixe agir por dois minutos.

Esse componente pode ser aplicado de uma a duas vezes diariamente, especialmente, nas regiões mais secas do corpo ou aquelas que tenham cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão. Uma camada fina do produto pode ser aplicada antes do protetor solar ou à noite.

No cabelo, o recomendado é misturar algumas gotas do óleo em seu condicionador ou shampoo e utilizar normalmente. Isso vai aumentar o poder de hidratação do produto.

Para potencializar o efeito hidratante, ele pode ser misturado a outros óleos vegetais, como o óleo de amêndoas doces, por exemplo, para acentuar os resultados contra cabelos ressecados e danificados.

O que é óleo de rosa mosqueta epilê? Quais seus benefícios?

O óleo de rosa mosqueta epilê é rico em vitamina E, betacaroteno, licopeno e ácidos graxos (linoleico e oleico). É um excelente regenerador celular e utilizado em tratamentos contra queimaduras, lesões de cirurgias e as temidas estrias.

Por ser um produto natural, também é indicado para peles secas, já que possui propriedades hidratantes e repara a pele evitando a desidratação e ressecamento.

Percebe-se que esse óleo tem ação multiuso e vai atender nos cuidados com a pele, do corpo e do rosto. Tem como funções:

  • Hidratar  a pele ressecada;
  • Tratamento de assaduras;
  • Atenuar rugas e linhas de expressão;
  • Minimizar manchas causadas pela acne;
  • Prevenir as estrias durante a gravidez;
  • Resgatar a boa textura da pele, assim como o tom uniforme;
  • Fortalecer unhas quebradiças;
  • Suavizar as olheiras;
  • Tratar e prevenir as cicatrizes das estrias;
  • Nos cabelos, vai hidratar os fios secos e danificados.

banner travel size

O óleo pode clarear manchas?

Ainda não há nenhum estudo científico que comprove os benefícios do tratamento de óleo de rosa mosqueta para manchas.

Entretanto, por possuir ativos antioxidantes, acredita-se que ele pode ser um aliado no tratamento de alguns tipos de manchas como, por exemplo, o melasma e também manchas causadas pela acne.

Resultados

Se o óleo estiver sendo utilizado de forma correta, conforme o indicado, os resultados desse componente já podem ser observados de quatro a oito semanas de uso contínuo.

Cuidados e contra-indicações 

  1. Deve-se ter cuidado ao usar o óleo de rosa mosqueta puro durante o dia, pois o produto pode reagir às radiações solares e causar irritação na pele. 
  2. Pessoas com pele oleosa  devem estar atentas a esse tipo de aplicação porque existe a chance de aumentar ainda mais a oleosidade da pele e até mesmo a causar oclusão (obstrução) dos poros.
  3. Para o rosto, dê a preferência para produtos que contenham o óleo de rosa mosqueta em sua composição, desta forma, haverá menos riscos de danos à pele.
  4. Caso tenha comprado o óleo puro, o ideal é misturá-lo a um hidratante (livres de substâncias químicas e tóxicas) em pequenas quantidades e aplicá-lo somente no corpo. 

Além de todos os cuidados indicados acima, você pode incluir à sua rotina o uso de cosméticos que combatem estrias, como o Bumbum Cream. Esse tipo de produto ajuda a potencializar os resultados que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, treino e cuidados estéticos.

O Bumbum Cream é um creme para estrias com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, a terrível espinha no bumbum (foliculite) e outros problemas de pele desde a primeira aplicação.

Dentre os resultados mais prestigiados estão: sentir sua pele mais firme, com brilho, hidratada e desaparecimento das imperfeições, como aquele efeito “casca de laranja” da celulite.

Demais, né? Conheça mais no Site Oficial da Beleza Brasileira! 

Continuar lendo

Creme Redutor de Medidas: Qual o melhor? Funciona?
Atividades Físicas: O que são? Quais os exemplos? Quais as diferenças?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.