Atividades Físicas: O que são? Quais os exemplos? Quais as diferenças?

Atividades Físicas: O que são? Quais os exemplos? Quais as diferenças? - BELEZA BRASILEIRA

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre uma rotina de exercícios para contribuir em uma vida mais saudável. Mas, o que são as atividades físicas?

As atividades físicas são tudo aquilo que promove o movimento do corpo e que resultam em consumo de energia corporal além do que é considerado padrão quando o corpo está em repouso. 

Existem vários exemplos do que são as atividades físicas como, por exemplo, uma caminhada, corrida, treino de musculação, muay thai entre outros. Elas são de extrema importância quando se trata de boa qualidade de vida.

Pensando nisso, o blog Bumbum Cream vai trazer todas as informações necessárias sobre as atividades físicas e como elas podem contribuir para uma vida mais saudável e disposta. Acompanhe nosso guia completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

banner beleza brasileira

O que são atividades físicas? Por que é importante fazer atividades físicas? 

As atividades físicas são movimentos corporais que consomem mais energia do que o normal quando o corpo está em repouso.

É importante fazer atividades físicas para evitar o sedentarismo, e é fundamental para que a nossa saúde esteja em dia, já que os exercícios em constância protegem o organismo de certas doenças, especialmente, as cardiovasculares.

É importante também sabermos diferenciar atividades físicas de exercícios físicos tendo em mente que eles são termos que não podem ser considerados sinônimos.

Os exercícios físicos  são atividades com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, como o futebol, natação e o judô, por exemplo. Já as atividades físicas são consideradas qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos que resulte em gasto energético.

Quais os exemplos de Atividades Físicas? Diferenças e benefícios para a saúde

Tipos de atividades físicas

Você sabia que existem tipos de atividades físicas que focam em melhorar um aspecto da saúde corporal?

Seja qual for sua intenção, existe uma atividade física adequada para alcançar seu objetivo. Por isso, listamos a seguir os tipos que, geralmente, são praticados com mais frequência.

  • Exercícios de resistência aeróbia
    Os famosos exercícios aeróbicos que têm como função a prática de movimentos rápidos e cansativos, que fazem o coração acelerar e exigem esforço dos pulmões. Exemplos: dança, corrida, natação etc.

  • Exercícios de flexibilidade
    Aqui, a atividade estimula os músculos a se esticarem e depois voltarem ao formato inicial. Exemplos: alongamentos e flexões.

  • Exercícios de resistência muscular localizada
    Este tipo foca em atividades que trabalham um esforço repetitivo de uma parte do corpo. Um bom exemplo disso é a famosa abdominal que trabalha um grupo muscular bem localizado, dando mais resistência na região da barriga.

  • Exercícios de força
    É um conjunto de movimentos que ajudam no aumento da resistência muscular, tornando-os mais fortes e volumosos. Isso auxilia para que o corpo fique mais resistente aos exercícios. Exemplos: agachamento, flexão de braço, supino, levantamento terra etc.

  • Exercícios de velocidade 
    O próprio nome já sugere que se trata de atividades que focam em explosões de velocidade. Essa modalidade ensina o corpo a ganhar eficiência biomecânica. Além disso, faz com que músculos raramente usados trabalhem. Exemplos: a corrida é a mais conhecida, porém, existem também o box jumps, exercícios de salto e agilidade.

banner travel size

Exemplos de atividades físicas

Agora que você já sabe a diferença entre atividade física e exercício físico, listamos as atividades mais comuns entre os praticantes.

Vale lembrar, que caso escolha uma para praticar, o ideal é fazer um check up com um profissional da saúde, tendo em vista que algumas atividades exigem muito esforço físico, por isso, o ideal é que seu corpo tenha capacidade de realizá-lo.

  1. Caminhada
    Esta atividade é uma das mais democráticas já que pode ser feita por pessoas de todas as idades, sem grandes restrições.

    Outro ponto positivo da caminhada é que ela é feita livremente, sem precisar de algum tipo de aparelho e ao ar livre.. Ela pode ser feita também na esteira, caso o tempo não esteja adequado.

    Benefícios
    A caminhada ajuda na perda de peso,  melhora a circulação sanguínea, ajuda na melhoria do sistema cardiovascular, diminui os sintomas de estresse, a ansiedade e ajuda no condicionamento físico e fortalecimento muscular.

  2. Dança
    A dança é uma atividade física e também artística para quem não abre mão de se divertir enquanto pratica movimentos. Ela consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo de forma lúdica e prazerosa.

    Benefícios
    A dança proporciona grande queima de calorias, evitando o acúmulo de gordura no corpo, melhora a postura, tonifica os músculos, estimula a memória e combate a depressão.

  3. Treinamento funcional
    Talvez, este seja o tipo de atividade física que mais esteja se popularizando no mundo. A modalidade é aquela em que se monta uma rotina de exercícios baseada nos movimentos naturais do corpo – como pular, agachar, correr, etc. Este tipo de treino também não necessita de aparelhos e outra vantagem dele é que pode fazer em casa ou ao ar livre.

    Benefícios
    Os benefícios do treino funcional são: resistência cardiorrespiratória, aumento da força e resistência corporal, perda de peso, definição dos músculos, maior flexibilidade corporal e funcionalidade unilateral dos membros superiores e inferiores.

  4. Pedalar
    O ciclismo é um ótimo aliado para quem deseja sair do sedentarismo. A atividade pode ser considerada ‘’ecologicamente correta’’ pois não causa impacto ambiental e é muito prazeroso de se fazer. Pode ser feito ao ar livre, mas também tem a opção de usar a bike que a academia proporciona.

    Benefícios
    Os benefícios de se pedalar são: perda de peso, regula a pressão e níveis triglicérides, combate ao estresse, melhora a resistência muscular, aumenta o fôlego, reduz colesterol e  fortalece os músculos da perna e braços. 

  5. Musculação
    Uma das atividades físicas mais conhecidas e praticadas atualmente. A musculação é uma atividade completa e  trabalha diversos grupos musculares em um único treino, por meio de diferentes movimentos e exercícios repetitivos.

    Benefícios
    A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, auxilia na diminuição da quantidade de gordura localizada, ajuda no emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física.

Conheça toda a Linha Beleza Brasileira

Além de todos os cuidados indicados acima, você pode incluir à sua rotina o uso de cosméticos que combatem estrias, como o BumbumCream. Esse tipo de produto ajuda a potencializar os resultados que com certeza virão se você combinar uma boa alimentação, treino e cuidados estéticos.

O BumbumCream é um creme para estrias com o conceito do BB Cream, produto popular na maquiagem feminina. Ele promove um tratamento de celulite, estrias, a terrível espinha no bumbum (foliculite) e outros problemas de pele desde a primeira aplicação.

Dentre os resultados mais prestigiados estão: sentir sua pele mais firme, com brilho, hidratada e desaparecimento das imperfeições, como aquele efeito “casca de laranja” da celulite.

Demais, né? Conheça mais no site oficial! 


Continuar lendo

Óleo de Rosa Mosqueta: O que é? Como usar? Quais os benefícios? - BELEZA BRASILEIRA
Cafeína Anidra: Guia completo - O que é? Para que serve? - BELEZA BRASILEIRA

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.